A criação de personagens 3D é um processo complexo que envolve várias etapas essenciais. Neste artigo citamos resumidamente as principais fases desse processo.
O custo para criação de personagem 3D engloba várias etapas trabalhosas que determinam o cálculo da precificação e definição dos prazos de entrega.
A criação de personagem é mais complexa do que muitos imaginam e exige muitos processos para que tudo saia perfeitamente como planejado e com a melhor qualidade na entrega do job.
Preparamos esse artigo para listar (de forma resumida), todos esses processos. Confira:
Conceituação e Design
1. Coleta de referências e esboços: Reunir imagens de referência e criar esboços iniciais para definir o conceito do personagem.
2. Criação do concept art: Desenvolver desenhos detalhados do personagem, incluindo vistas frontal, lateral e costas.
Modelagem 3D
3. Blocking: Criar a forma básica do personagem usando primitivas geométricas.
4. Modelagem de alta resolução: Desenvolver um modelo detalhado com alto número de polígonos.
5. Escultura digital: Adicionar detalhes finos como rugas, cicatrizes ou texturas usando ferramentas de escultura.
6. Retopologia: Otimizar o modelo reduzindo a contagem de polígonos mantendo a aparência detalhada.
Texturização
7. UV Unwrapping: Projetar o modelo 3D em um plano 2D para criar um template de textura.
8. Baking: Transferir os detalhes do modelo de alta resolução para o modelo otimizado.
9. Pintura de texturas/lookdev: Aplicar cores e detalhes ao modelo usando software especializado.
Rigging e Skinning
10. Criação do esqueleto: Desenvolver uma estrutura de ossos (joints) para o personagem.
11. Definição de controladores: Configurar sistemas de cinemática inversa (IK) e direta (FK).
12. Skinning: Vincular a malha geométrica do personagem ao esqueleto criado.
Ao seguir essas etapas, você poderá criar personagens 3D convincentes e funcionais.
Cada fase requer atenção aos detalhes e pode exigir iterações para alcançar o resultado desejado. Como "BÔNUS", citamos mais algumas etapas a serem cumpridas, após o personagem estar pronto. Veja abaixo:
Animação
13. Planejamento: Definir as ações do personagem com base no roteiro e storyboard.
14. Criação de poses-chave: Estabelecer as posições principais do personagem.
15. Refinamento: Ajustar as transições entre poses e adicione detalhes para criar movimentos fluidos.
Iluminação/câmera
16. Iluminação da(s) cena(s): Configurar toda a iluminação e posição de câmera para gerar as imagens finais do personagem.
Renderização
17. Render: Depois de todos os passos acima, é necessário fazer a renderização das imagens para gerar as imagens estáticas (no caso de still), ou sequência de imagens para gerar a animação.
Pós-produção
18. Tratamento final das imagens: Trabalhar ajustes de cores, brilho, contrastes e efeitos sobre as imagens geradas na renderização.
Conheça mais detalhes sobre esse projeto da Wandinha aqui: https://www.behance.net/gallery/160167189/Wandinha-Wednesday-Addams-Character-Design
Fonte: Perplexity.ai
(sob revisão) Imagens: STEGUN STUDIO
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