top of page
pq_logo_stegun-studio_2020-PB-500px_90dpi.png

CREATIVEGUN

Foto do escritorRenato Stegun

Etapas essenciais na criação de personagens 3D

A criação de personagens 3D é um processo complexo que envolve várias etapas essenciais. Neste artigo citamos resumidamente as principais fases desse processo.


 


O custo para criação de personagem 3D engloba várias etapas trabalhosas que determinam o cálculo da precificação e definição dos prazos de entrega.


A criação de personagem é mais complexa do que muitos imaginam e exige muitos processos para que tudo saia perfeitamente como planejado e com a melhor qualidade na entrega do job.

Preparamos esse artigo para listar (de forma resumida), todos esses processos. Confira:



Conceituação e Design


1. Coleta de referências e esboços: Reunir imagens de referência e criar esboços iniciais para definir o conceito do personagem.


2. Criação do concept art: Desenvolver desenhos detalhados do personagem, incluindo vistas frontal, lateral e costas.

Estudos iniciais (2D) para definição de personagem

Concept (2D) | Turnaround para referência de modelagem 3D

Modelagem 3D


3. Blocking: Criar a forma básica do personagem usando primitivas geométricas.


4. Modelagem de alta resolução: Desenvolver um modelo detalhado com alto número de polígonos.


5. Escultura digital: Adicionar detalhes finos como rugas, cicatrizes ou texturas usando ferramentas de escultura.


6. Retopologia: Otimizar o modelo reduzindo a contagem de polígonos mantendo a aparência detalhada.


Processo de modelagem



Texturização


7. UV Unwrapping: Projetar o modelo 3D em um plano 2D para criar um template de textura.


8. Baking: Transferir os detalhes do modelo de alta resolução para o modelo otimizado.


9. Pintura de texturas/lookdev: Aplicar cores e detalhes ao modelo usando software especializado.


UV Maps, texturas para aplicação sobre o modelo 3D

Rigging e Skinning


10. Criação do esqueleto: Desenvolver uma estrutura de ossos (joints) para o personagem.


11. Definição de controladores: Configurar sistemas de cinemática inversa (IK) e direta (FK).


12. Skinning: Vincular a malha geométrica do personagem ao esqueleto criado.


Skinning & Weight Paint - configuração de influência dos ossos sobre a malha

Rigging de personagem. Estrutura de ossos (articulação) e controladores.


Ao seguir essas etapas, você poderá criar personagens 3D convincentes e funcionais.

Cada fase requer atenção aos detalhes e pode exigir iterações para alcançar o resultado desejado. Como "BÔNUS", citamos mais algumas etapas a serem cumpridas, após o personagem estar pronto. Veja abaixo:



Animação


13. Planejamento: Definir as ações do personagem com base no roteiro e storyboard.


14. Criação de poses-chave: Estabelecer as posições principais do personagem.


15. Refinamento: Ajustar as transições entre poses e adicione detalhes para criar movimentos fluidos.


Iluminação/câmera


16. Iluminação da(s) cena(s): Configurar toda a iluminação e posição de câmera para gerar as imagens finais do personagem.

Renderização


17. Render: Depois de todos os passos acima, é necessário fazer a renderização das imagens para gerar as imagens estáticas (no caso de still), ou sequência de imagens para gerar a animação.


Pós-produção


18. Tratamento final das imagens: Trabalhar ajustes de cores, brilho, contrastes e efeitos sobre as imagens geradas na renderização.


Modelo 3D finalizado em pose (Still)

Conheça mais detalhes sobre esse projeto da Wandinha aqui: https://www.behance.net/gallery/160167189/Wandinha-Wednesday-Addams-Character-Design


 

(sob revisão) Imagens: STEGUN STUDIO


 

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page